• Fabiana Milanez

COMO VOCÊ LIDA COM A CRÍTICA?

Atualizado: Out 26

Eu adoro assistir filmes de desenho, há filmes onde a moral da história está bem clara, outros onde tenho que ter um olhar mais subtil.

De qualquer forma, eu prefiro identificar a moral por mim mesma, uma mensagem que faça sentido.

O mais recente que assisti foi a Liga dos Animais Fantásticos (Pets United), e uma cena me chamou me marcou.

Belle, a gatinha rica e mimada disse ao Roger (ator principal) que ele não passava de um cão de rua. Não me lembro exatamente tudo o que ela disse, mas posso dizer que ela pegou pesado.

Pensei que ele fosse ficar triste, se calar. Mas não, ele foi espetacular. Respondeu mais ou menos assim:

“Você tem razão Belle, eu não tenho casa, não tenho dono e roubo comida no mercado para sobreviver. Mas não foi sempre assim, eu tinha um lar, um dono e muito amor. Entretanto, ao passearmos, me perdi e nunca mais estivemos juntos”.

Essa cena foi eleita a campeã e me fez refletir sobre como agimos diante de uma crítica.


Ao ser criticado, você se cala, engole? Ou exterioriza com agressividade? Ou até mesmo guarda para revidar no momento oportuno?

Será que sabemos separar os fatos dos julgamentos dentro de uma crítica?

Pois é, o Roger não ouviu uma crítica, não ouviu uma rejeição, ele ouviu apenas os fatos, e mostrou muita maturidade, sendo firme e abrindo seu coração, sem vitimização.

Qual seria o resultado se ele tivesse se calado, ou reagido?

Talvez ficaria tudo por dizer e nada resolvido, gerando um abismo entre eles. Talvez ele tivesse sentido raiva e culpa, criando um ambiente de mágoas e frustrações.

Mas ele escolheu fazer diferente, escolheu compartilhar sua história e seus sentimentos. E o resultado foi incrível, uma conexão e união entre eles.

Talvez não seja tão fácil no início compartilhar nossa história, talvez seja mais fácil contar essa história primeiro para nós mesmos, para tentar entender o que se passa aqui dentro.


E você, tem algo importante que queira compartilhar com você ou com alguém?

5 visualizações

Copyright © 2020 - InnerSelf | Todos os direitos reservados.